Centro de Artes da Udesc

Direção Geral:

Profa. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Direção de Extensão, Cultura e Comunidade:

Profa. Daiane Dordete Steckert Jacobs

 

Direção de Ensino de Graduação:

Profa. Regina Finck Schambeck

Direção de Pesquisa e Pós-graduação:

Profa. Monique Vandresen

Direção de Administração:

Técnico Universitário Gustavo Pinto de Araújo

Projeto CEART Aberto à Comunidade

Coordenação geral:
Profa. Daiane Dordete Steckert Jacobs - Diretora de Extensão, Cultura e Comunidade UDESC-CEART

Coordenação de produção executiva:
Técnico Universitário Milton Freitas Borges – coordenador do Núcleo de Produção Cultural UDESC-CEART

 

Bolsistas de Cultura:

Fernando Campos Caramori

discente de graduação em música

Humberto Böck Fagundes

discente de graduação em teatro

 

Luiza Rabelo Morona

discente de graduação em design industrial

 

Guilherme Gregianin

discente de graduação em música

Produção do Evento Digital:

Dois Pontos: Una!

Comissão de seleção dos editais 030/2020 CEART e 031/2020 CEART:

 

Profa. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Presidente

 

Prof. Célio Teodorico dos Santos

Departamento de Design

 

Prof. Claudio de São Plácido Brandão

Departamento de Design

 

Profa. Dulce Maria Holanda Maciel

Departamento de Moda

 

Profa. Cristina Emboaba

Departamento de Música

 

Profa. Thais Lopes Nicolau

Departamento de Música

 

Profa. Sandra Maria Correia Fávero

Departamento de Artes Visuais

 

Profa. Tereza Mara Franzoni

Departamento de Artes Cênicas

 

Prof. Paulo Cesar Balardim Borges

Departamento de Artes Cênicas

 

Profa. Heloise Baurich Vidor

Departamento de Artes Cênicas

 

Técnico Universitário Milton Freitas Borges

Núcleo de Produção Cultural

 

Discente Humberto Bock Fagundes

 

Discente Fernando Campos Caramori

 

Identidade visual e apoio de comunicação:

Núcleo de Comunicação UDESC-CEART


Apoio institucional: Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade UDESC

Realização:

Direção de Extensão, Cultura e Comunidade – DEX CEART

Centro de Artes – CEART

Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Recursos oriundos da emenda parlamentar n. 935/2019 destinada à UDESC-CEART pela deputada estadual Luciane Carminatti, além de recursos próprios da universidade.

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou durante os anos de 2018 e 2019 o projeto CEART ABERTO À COMUNIDADE, em um formato de evento mensal, que ocorreu aos sábados nas dependências da Udesc Ceart, em Florianópolis.

 

O projeto - estruturado pelo Núcleo de Proposições Participativas e coordenado pela Direção de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc Ceart - visa oferecer à comunidade catarinense ações de formação e difusão artística e cultural por meio de atividades desenvolvidas pelos cinco departamentos do centro de ensino - Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Moda e Música -, nas áreas do ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão; além de receber feiras, ofertar espaços de convivência, disponibilizar salas para estudos e promover atividades convidadas. O objetivo deste projeto é ampliar a inserção social e atuação extensionista e cultural do Centro de Artes da Udesc, fomentando o usufruto da universidade e de suas atividades e espaços pela sociedade.

Nos anos de 2018 e 2019 foram realizadas 13 edições do projeto, com mais de 200 atividades compondo sua programação e um público estimado em mais de 10 mil pessoas. O projeto também contou com a parceria de instituições como a Fundação Cultural Franklin Cascaes, Nipocultura, SESC, Conselho Estadual de Cultura e Academia Catarinense de Letras, além do apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc.

 

Em março de 2020, a equipe de produção já estava iniciando o trabalho de divulgação da primeira edição do ano quando a organização Mundial da Saúde deflagrou a pandemia mundial de Covid-19. Desde então, a Udesc vem adaptando suas atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão, cultura e administração para ambientes virtuais, com o intuito de preservar a saúde e minimizar os riscos de contágio da comunidade acadêmica e da população.

 

Compreendendo que as atividades culturais contribuem para o bem-estar social e para a qualidade de vida da comunidade em geral, adaptamos o formato do projeto CEART ABERTO À COMUNIDADE, visando à realização de edições virtuais.

 

à comunidade

Com o intuito de contribuir com a cadeia produtiva do setor cultural, foram realizados dois editais de seleção de propostas para comporem a programação do CEART ABERTO À COMUNIDADE - Edições Virtuais. O Edital 031/2020/Ceart, Chamada pública para seleção de propostas artísticas e culturais de profissionais catarinenses para participação no projeto CEART ABERTO À COMUNIDADE - Edições Virtuais, selecionou 15 (quinze) propostas de atividades artísticas e culturais, através de vídeos pré-gravados, áudios e/ou fotos (no caso de exposições), e 06 (seis) oficinas artísticas e culturais de proponentes externos à Udesc, que serão realizadas de modo remoto nas 03 edições virtuais previstas para o projeto em 2021.

 

Já o Prêmio Invenções pandêmicas (Edital 030/2020/Ceart) teve como objetivo central dar visibilidade a invenções e reinvenções artísticas e culturais realizadas por estudantes da Udesc Ceart no período da pandemia de Covid-19, no ano de 2020, em atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão, cultura ou outras. O edital selecionou e premiou 10 criações artísticas e culturais de estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Artes da Udesc para compor a Exposição Virtual Invenções Pandêmicas.

 

A realização do evento neste formato se dá com recursos da emenda parlamentar n. 935/2019 destinada à Udesc Ceart pela deputada estadual Luciane Carminatti, além de recursos próprios da universidade, garantindo ao público acesso gratuito às atividades.

 

O projeto CEART ABERTO À COMUNIDADE – edições virtuais – certamente não dará conta de toda a gama de atividades que puderam ser realizadas na presencialidade em suas 13 edições anteriores. Todavia, poderá contribuir com o acesso à cultura pela sociedade, visibilizando e valorizando a arte, a cultura e a Udesc como universidade pública, gratuita, de qualidade e de valor para a sociedade catarinense.

 

Evoé!

LayoutCEART-02.png

Universidade Aberta

à Sociedade

Consideramos o projeto CEART ABERTO À COMUNIDADE uma das mais importantes atividades de diálogo com a sociedade realizadas pelo Centro de Artes da Udesc. É uma oportunidade de socializar as atividades artístico-culturais do Ceart desenvolvidas por estudantes e professores, com apoio de técnicos universitários e pessoal terceirizado, nas ações de ensino, pesquisa e extensão.

 

Mobilizada pela Direção Assistente de Extensão, Cultura e Comunidade do Ceart, ao longo de suas várias edições presenciais e agora neste novo formato virtual, a experiência é um grande espaço de socialização dos conhecimentos artísticos, proposta de formação por meio de oficinas, palestras, cursos e também apreciação de apresentações culturais e exposições. Mas o CEART ABERTO também é feito pela comunidade, que traz sua produção a ser compartilhada no espaço da universidade.

No entorno da Udesc Ceart, no Itacorubi, em Florianópolis, há uma densidade de moradores que usufruem das atividades presenciais do CEART ABERTO, embora tenhamos também visitantes de outras regiões. O formato virtual certamente ampliará o público, embora não substitua o contato humano, a energia e as trocas existentes no encontro presencial.

 

Os artistas e fazedores da cultura que participam do projeto também são um ponto alto das atividades, pois proporcionam um entrelaçamento entre experiências de diferentes contextos: universidade, setor cultural, artistas e comunidade.

 

Vida longa ao CEART ABERTO À COMUNIDADE, muito êxito a esse novo formato e parabéns a todos os envolvidos!

 

Profa. Cristina Rosa

Diretora Geral – CEART - UDESC

forma%20oficinas_edited.png

Ceart aberto

Conheça os cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais, Design, Moda, Música e Teatro do Centro de Artes da Udesc, além de outras atividades de extensão, cultura e pesquisa no site: www.udesc.br/ceart.

Udesc - universidade pública, gratuita e de qualidade

Logo.png